Quando vejo fotos de pessoas praticando yoga (aparentemente o objetivo é causar a impressão de que estão praticando yoga), o que vejo são pessoas posando para a foto, não praticando yoga. Um asana deve mesmo ser realizado sorrindo, com o rosto voltado para a câmera? Mesmo quando as pessoas não olham para a câmera, o ambiente denuncia a montagem e a artificialidade (por exemplo, nenhum praticante escolhe um estúdio de fotos para praticar yoga). Posar não significa praticar yoga, principalmente quando o objetivo é sair bem numa foto, isto é, executar o asana «corretamente». Obviamente, é possível que mesmo numa foto preparada de uma postura corporal a pessoa esteja praticando e realizando o yoga, mas convenhamos que isso não é muito comum ou fácil.
Por exemplo, compare isto:

...com isto:

A questão nem é diferenciar, a partir de fotos, quem é ou deixa de ser o verdadeiro yogi -- no máximo esta discussão interessaria somente às pessoas retratadas. A questão é que fotos são somente fotos e que uma questão realmente útil seria aquela sobre a importância das imagens e da profusão de fotos de asanas em sites, livros, páginas pessoas etc. etc. etc.
Algo bem diferente é um manual de asanas -- como os famosos livros de B. K. S. Iyengar e de Dharma Mittra ---, mas não me parece que diante de uma câmera a maioria das pessoas tem a mesma intenção que estes dois professores tiveram.
.
link das imagens aqui e aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário