21 julho 2010

Yoga é união?

leão e cordeiro

Imagine um cordeiro e um leão, como os que aparecem na imagem acima. Continue imaginando. Coloque-os juntos. O que acontece? Sei, não é muito agradável.

Agora imagine uma aula de yoga -- silêncio, ambiente tranqüilo, luz suave, movimentos lentos. Imagine em seguida estas coisas: ginástica aeróbica, culinária, rituais budistas, marketing de rede, xamanismo, sauna seca, rave, Grateful Dead (sim, a banda) e samba. Agora escolha qualquer uma destas coisas e junte com a aula de yoga. Sei, não é muito agradável.

Há quem considere agradável. Certamente não há problemas sérios em misturas esquisitas quando as pessoas demonstram que sabem que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa e que certamente há limites ao unir coisas diferentes. Os problemas começam a surgir quando essas diferenças são esquecidas ou ignoradas ou, pior, quando a mistura de coisas tão diferentes é justificada com frases fora de contexto.

Uma dessas frases é yoga é união. O raciocínio é simples: se yoga é união, logo é permitido unir qualquer coisa ao yoga. Não, não é.

Eu já havia tratado desse assunto aqui. Além do que eu disse naquela ocasião, vale a pena lembrar que a frase completa seria: yoga é a união de Atman e Paramatman (ou prana e apana, Atman e Brahman, alma individual e alma universal etc.). Ou seja, yoga é o ato de unir dois "objetos" muito específicos, não o ato simples de unir qualquer par de objetos.

Isto seria bem evidente para qualquer pessoa que olhasse com sinceridade o mundo material. O leão e o cordeiro da imagem acima não podem ser unidos -- é a natureza deles. De forma análoga, é bem difícil unir cães e gatos, água e óleo, palmeirenses e corintianos, funkeiros e músicos eruditos, elefantes e fuscas etc.

Simplesmente não tente unir estas coisas. Simplesmente não afirme que yoga é união sem ter em mente as especificidades dessa tradição e sem reconhecer a natureza dos objetos que você pretende unir.

Um comentário:

Christian disse...

Sei que a intenção é boa e o evento certamente será interessante, mas perturba ler coisas deste tipo:

O evento acontece para cumprir com o significado da palavra Yoga que é simplesmente Unificar. O Yoga Mix tem como objetivo unificar as diversas correntes e tipos de Yoga e apresentar ao público. (link)