22 abril 2012

O que são asanas e para quê servem?


A profusão de métodos de ginástica inspirados nas posturas do Hatha Yoga produz uma confusão previsível. Se centenas, milhares de pessoas começassem a dizer que 2+2=5, não seria difícil pensar na possibilidade de que a matemática que você aprendeu estava errada.

Há cerca de cinco décadas os asanas têm sido praticados e ensinados como «posturas físicas». Por que deveríamos pensar em outra definição? Por um motivo simples: praticado da forma incorreta, asana é e sempre será «postura física» e com isso torna-se inevitável encerrar a prática na perfeição corporal; praticado da forma correta, o asana realmente coloca o praticante na direção de moksha. E, como sabemos, em moksha está condensado o sentido e a substância do yoga.

Esta idéia fica evidente na leitura deste artigo: A Prática dos Asanas, de autoria do Guruyogi Matsyendranath Maharaj, representante russo da Natha Sampradaya, a tradição dos fundadores do Hatha Yoga

Um bom complemento à leitura deste artigo são os 84 asanas tradicionais do Hatha Yoga, compilados pelo mesmo mestre russo em seu site. Embora as informações estejam em russo, estou certo de que as imagens serão de interesse à maioria dos praticantes sérios.

Nenhum comentário: